quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O trabalho dos professores e as novas tecnologias



É visível hoje em dia, a dificuldade encontrada pelos professores que viveram a infância e a adolescência na era analógica, diante dos desafios colocados pelas gerações digitais a estes profissionais.
Dificuldades estas resultante de uma época em que as tecnologias existentes eram poucas e ainda estas pessoas eram muitas vezes privada de “mexer” para não estragar, somente adultos eram permitido manipular, devido ao custo alto que a tecnologia possuía na época e também a escassez de técnicos habilitados para dar assistência, então se questiona como iriam aprender se não era permitido mexer?
Diante desses professores os “imigrantes digitais”, estão os alunos, crianças e jovens em geral que vivem num mundo digital, os chamados segundo Schlemmer de “nativos digitais’, que pensam e vivem com estas tecnologias, e que agora quem mexe para ver como funciona são eles, as crianças e  os jovens, pois é quanta mudança, com isso pode-se explicar as dificuldades que os professores encontram para relacionar-se com esses meios tecnológicos.
Perante a este fato, como estão fazendo os professores para apropriar-se de todas essas opções tecnológicas de forma a incorporá-las a suas práticas pedagógicas? Percebe-se ainda que as tecnologias nas escolas são normalmente utilizadas para apresentar trabalhos, pesquisar na internet, jogar, e muitas vezes como “passatempo”, ou se o aluno comportou-se bem em aula  poderá ir para o laboratório como forma de premiá-lo pelo bom comportamento, com isso a tecnologia é utilizada como um “complemento, um recurso, ferramenta”, será que esta proposta estará contribuindo para a aprendizagem do aluno.
Devem-se rever esses conceitos para que se possam utilizar as tecnologias de maneira a ajudar o aluno a “compreender como aprendemos, a partir de reflexões sobre o próprio processo de aprender a utilizar as tecnologias- metacognição.”p.37. Isso é desenvolvido através de projetos de aprendizagem que segundo Schlemmer, “consiste em um processo individual, interno, de estabelecimento de uma rede de relações atribuindo significado à nova informação, transformando-a em conhecimento” p.37, ou seja, é necessário que o professor saiba escolher a metodologia que lhe permitirá tirar o máximo de proveitos das tecnologias digitais em relação ao desenvolvimento do aluno, de forma a ampliar as possibilidades para a construção do conhecimento.
Partindo das questões que estamos desenvolvendo neste blog percebe-se facilmente que os professores precisam rever a sua formação docente, pois conforme Schlemmer (2006)
 
[...] novas estratégias precisam ser previstas, em função de novas formas de pensamento, de expressão e relação entre sujeitos e grupos que estão emergindo dentro de recentes paradigmas das ciências na cultura tecnológica. Mais do que nos adaptarmos às TDs, é necessário que sejamos protagonizadores, autores dessa realidade. (p. 40).


E para que isso aconteça é necessário que saibamos nos relacionar com estes novos espaços, sendo sujeito e vivenciando essa nova realidade.

  Referência: 

 SCHLEMMER, E. O Trabalho do Professor e as Novas Tecnologias. Textual, Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 33-42, 2006. 

Um comentário:

  1. A tarefa de educar nas escolas não perdeu o sentido neste mundo de múltiplas conexões, saberes e sensibilidades virtuais. Porém, é no movimento de se constituir como suporte mediador para a difícil tarefa de decifrar as mensagens educadoras de mídias e redes sociais que a relação educativa na escola pode reconstituir vínculos de aprendizagens, saberes e afetos com seus alunos que estão inseridos nas redes sociais.

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