Entrevista
realizada em uma escola pública municipal da região do Vale dos Sinos
Professora do EVAM
(Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia):
1-Qual
a sua formação? É necessário formação específica ou Curso preparatório para
atuar no EVAM?
Eu tenho Magistério, Pedagogia Séries Iniciais e
Orientação Educacional, Especialização em Mídias na Educação. A prefeitura não
exige formação, mas na ninha opinião é necessário sim curso especifico para
trabalhar no EVAM. É preciso ter algum conhecimento ou curso de extensão. A
SMED oferece para professores o curso de NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal)
com 20 ou 40 horas trabalhando com Linux, mesa Positivo, Blog, Wiki, jogos
pedagógicos. Faz quem quiser.
2-Quem
determina as atividades realizadas no EVAM e quais são elas? O que elas visam
trabalhar?
Somos nós que trabalhamos no EVAM, os conteúdos são
determinados pela professora da turma, por exemplo, conceitos matemáticos. Os
conteúdos são por trimestre e eu escolho as atividades do EVAM. Trabalho com
jogos pedagógicos em geral, games do Linux, software da positivo (para os menores),
Google, You Tube, abrir documentos, salvar documentos (para os maiores). A
professora da turma pede o conteúdo e eu escolho as atividades. Conteúdos para
os maiores, edição de texto, interpretação. Visam trabalhar os conteúdos
solicitados pelas professoras da turma.
3-As
atividades são planejadas de acordo com a faixa etária das crianças?
Sim, são preparadas de acordo com o que a professora da
turma solicita e eu preparo de acordo com a faixa etária. Os conteúdos são para
a idade, então os jogos já são para essa idade para desenvolver o cognitivo
desta idade.
4-Como
é realizado o acompanhamento às crianças? De forma individual ou global? De que
forma eles exploram o computador?
A orientação é global, quem tem dificuldade vou até a
mesa e ajudo. Eles têm autonomia, exploram, as atividades são para eles. Eles
exploram, vão fazendo, separo conflitos entre eles, se desliga a tela ou saiu
do programa eu ajudo. Alguns põe o fone, eles vão trocando o jogo dentro do
programa de jogos para a sua idade, eles trocam jogo conforme o interesse. Eles
têm autonomia para trocar o jogo dentro do programa que eu propus que sei o que
tem dentro, conforme os conteúdos solicitados. .
5-Qual se método de ensino?
Trabalhamos com jogos, método construtivista eles criam.
Não tenho método especifico é só um momento, a turma não é minha. Não tem como
ser tradicional, não combina.
OBS:
No final da entrevista a professora do EVAM falou:
O planejamento das atividades muda a cada semana conforme
o conteúdo tralhado podendo ter atividades determinadas ou que os alunos
escolhem. O planejamento é flexível. Tem atividades de grupo na mesa da
Positivo, em duplas conforme a situação, se a internet não pega, tenho que
criar alternativas com o que é trabalhado, tem que ser criativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário