quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ENTREVISTA COM A PROFESSORA DO EVAM


Entrevista realizada em uma escola pública municipal da região do Vale dos Sinos

Professora do EVAM (Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia):

1-Qual a sua formação? É necessário formação específica ou Curso preparatório para atuar no EVAM?
Eu tenho Magistério, Pedagogia Séries Iniciais e Orientação Educacional, Especialização em Mídias na Educação. A prefeitura não exige formação, mas na ninha opinião é necessário sim curso especifico para trabalhar no EVAM. É preciso ter algum conhecimento ou curso de extensão. A SMED oferece para professores o curso de NTM (Núcleo de Tecnologia Municipal) com 20 ou 40 horas trabalhando com Linux, mesa Positivo, Blog, Wiki, jogos pedagógicos. Faz quem quiser.

2-Quem determina as atividades realizadas no EVAM e quais são elas? O que elas visam trabalhar?
Somos nós que trabalhamos no EVAM, os conteúdos são determinados pela professora da turma, por exemplo, conceitos matemáticos. Os conteúdos são por trimestre e eu escolho as atividades do EVAM. Trabalho com jogos pedagógicos em geral, games do Linux, software da positivo (para os menores), Google, You Tube, abrir documentos, salvar documentos (para os maiores). A professora da turma pede o conteúdo e eu escolho as atividades. Conteúdos para os maiores, edição de texto, interpretação. Visam trabalhar os conteúdos solicitados pelas professoras da turma.  

3-As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária das crianças?
Sim, são preparadas de acordo com o que a professora da turma solicita e eu preparo de acordo com a faixa etária. Os conteúdos são para a idade, então os jogos já são para essa idade para desenvolver o cognitivo desta idade.

4-Como é realizado o acompanhamento às crianças? De forma individual ou global? De que forma eles exploram o computador?
A orientação é global, quem tem dificuldade vou até a mesa e ajudo. Eles têm autonomia, exploram, as atividades são para eles. Eles exploram, vão fazendo, separo conflitos entre eles, se desliga a tela ou saiu do programa eu ajudo. Alguns põe o fone, eles vão trocando o jogo dentro do programa de jogos para a sua idade, eles trocam jogo conforme o interesse. Eles têm autonomia para trocar o jogo dentro do programa que eu propus que sei o que tem dentro, conforme os conteúdos solicitados. .
   
5-Qual se método de ensino?
Trabalhamos com jogos, método construtivista eles criam. Não tenho método especifico é só um momento, a turma não é minha. Não tem como ser tradicional, não combina.
  
OBS:
No final da entrevista a professora do EVAM falou:
O planejamento das atividades muda a cada semana conforme o conteúdo tralhado podendo ter atividades determinadas ou que os alunos escolhem. O planejamento é flexível. Tem atividades de grupo na mesa da Positivo, em duplas conforme a situação, se a internet não pega, tenho que criar alternativas com o que é trabalhado, tem que ser criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário