Como a internet pode
nos ajudar no ambiente escolar?
Para muitos professores e pais a
internet nunca foi vista como uma fonte de pesquisa e de informações, ou seja
uma aliada para a aprendizagem. Acreditavam que em frente à tela do computador
a criança fosse “perder” muito tempo com coisas sem importância deixando de
lado os estudos, brincadeiras ao ar livre e até mesmo o perder contato com os
familiares. É como se tais práticas digitais fossem advindas de um outro mundo,
com o intuito de manipular ou até mesmo de fazer com que os sujeitos envolvidos
“esquecessem” o mundo de fora, trazendo coisas que os ocupe por horas e horas.
No entanto, é preciso ver a internet
com outros olhos, é necessário saber olhá-la. Afinal, a tecnologia leva os
alunos a um novo paradigma através de metas educacionais, como nos apresenta Valente
(1998, p.21) “o computador deve ser utilizado como um catalizador de uma
mudança do paradigma educacional”. Sendo assim, possibilita ao
educando a realizarem pesquisas, escrever, publicar, trocar, produzir em
colaboração, o que chamamos de web 2.0, a internet como espaço de produção e
colaboração.
Porém, é preciso que o
educador se conscientize que a internet é um apoio ajudando no processo
educativo, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender de hoje, da
troca, do estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiência real,
possibilitando o aluno de participarem de ambientes virtuais de aprendizagem. Sendo
assim, continua ao professor dois papéis, o de ajudar na aprendizagem dos
conteúdos e ser um elo para a compreensão maior da vida, motivando-os a
continuarem aprendendo mesmo quando não estão em sala de aula.
REFERÊNCIAS
VALENTE, J. A. Informática na educação: instrucionismo x
construcionismo. Campinas: NIED/UNICAMP, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário