terça-feira, 23 de outubro de 2012


REDES DE CONHECIMENTO E WEBCURRÍCULO


                Ao falar em web currículo, deve-se ter consciência de que se trata de um currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais d informação e comunicação, implicando apropriar-se dessas tecnologias através da interação do trabalho colaborativo e de todas as pessoas que estão envolvidas, para assim desenvolver o currículo.
                A criação de redes acontece a partir do momento em que se dão as interações entre as pessoas que estão envolvidas, possibilitando á elas a criação de nós de sua rede de conhecimento, sendo possível realizar trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam , trocam informações e experiências.  Dessa forma, a aprendizagem através do homem com o meio, ou seja, no momento em que ele interage com o contexto e com os objetos, atuando com os objetos, selecionando informações que são significativas, identifica estes objetos incorporando em sua rede, transformando o meio e sendo transformado por ele. Como nos apresenta ALMEIDA (2005),

[...] À medida que o homem interage com o contexto e com os objetos aí existentes, ele atua sobre esses objetos, retira informações que lhe são significativas, identifica esses objetos e os incorpora à sua rede, transformando o meio e sendo transformado por ele. (p., 71)

                Conforme FAGUNDES (1994), na rede, aprender é descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar ligações entre parte e todo, advindo das investigações das dúvidas temporárias, que automaticamente leva a refletir sobre as certezas provisórias, ou a novos questionamentos relacionados com a realidade.
                Para integrar esta tecnologia no currículo o professor poderá fazer uso da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), permitindo articular o pensamento e o pensar sobre as ações, tornando o currículo mediatizado, onde lhe permitirá realizar registros dos avanços dos seus alunos, suas dificuldades e de que maneira ele, professor, poderá intervir para ajuda-lo.

O professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la, visando explorar as potencialidades pedagógicas da TIC em relação à aprendizagem e à consequente constituição de redes de conhecimentos. (ALMEIDA, 2005, p.72)


                Por meio de interações favorecidas pelas TIC’s, cada participante do grupo confronta o seu ponto de vista com os demais grupos, “absorve” informações para estabelecer ligações com os conhecimentos já adquiridos, comunica a forma como pensa, coloca-se a disposição para compreender o pensamento do outro e principalmente, participa de um processo de construção colaborativa.

O movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimento propicia ultrapassar as paredes da sala de aula e os muros da escola, rompendo com as amarras do estoque de informações contidas nas grades de programação de conteúdo [...]. (ALMEIDA, 2005, p. 73)

O professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o auxiliam a refletir sobre a própria prática e transformá-la, visando explorar as potencialidades pedagógicas das TIC em relação à aprendizagem e a consequente constituição de redes de conhecimentos.
                Sendo assim, a atuação do professor é exatamente como coloca ALMEIDA


 O professor atua como mediador, facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal [...] os alunos constroem o conhecimento por meio da exploração, da navegação, da comunicação, da troca, da representação, da criação/recriação, organização/ reorganização, ligação/religação, transformação e elaboração/reelaboração (2005, p.73)


Dessa forma, acredito que as escolas devem inserir em seu currículo esta tecnologia, proporcionando aos alunos representar, interagir e refletir sobre as ações realizadas, sendo assim a escola transforma–se e transforma os que estão presentes no contexto escolar.
 E é exatamente isso que percebo nesta atividade acadêmica, interação entre professor e alunos, aprendizagens significativas advindas de dúvidas e certezas ocasionadas com as propostas proporcionadas pela professora resultando na formação de redes de conhecimento.



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