REDES DE CONHECIMENTO E WEBCURRÍCULO
Ao falar em web currículo, deve-se ter consciência de
que se trata de um currículo que se desenvolve por meio das tecnologias
digitais d informação e comunicação, implicando apropriar-se dessas tecnologias
através da interação do trabalho colaborativo e de todas as pessoas que estão
envolvidas, para assim desenvolver o currículo.
A criação de redes acontece a partir do momento em
que se dão as interações entre as pessoas que estão envolvidas, possibilitando
á elas a criação de nós de sua rede de conhecimento, sendo possível realizar
trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam , trocam
informações e experiências. Dessa forma,
a aprendizagem através do homem com o meio, ou seja, no momento em que ele
interage com o contexto e com os objetos, atuando com os objetos, selecionando
informações que são significativas, identifica estes objetos incorporando em
sua rede, transformando o meio e sendo transformado por ele. Como nos apresenta
ALMEIDA (2005),
[...]
À medida que o homem interage com o contexto e com os objetos aí existentes,
ele atua sobre esses objetos, retira informações que lhe são significativas,
identifica esses objetos e os incorpora à sua rede, transformando o meio e
sendo transformado por ele. (p., 71)
Conforme FAGUNDES (1994), na rede, aprender é
descobrir significados, elaborar novas sínteses e criar ligações entre parte e
todo, advindo das investigações das dúvidas temporárias, que automaticamente
leva a refletir sobre as certezas provisórias, ou a novos questionamentos
relacionados com a realidade.
Para integrar esta tecnologia no currículo o
professor poderá fazer uso da TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação),
permitindo articular o pensamento e o pensar sobre as ações, tornando o
currículo mediatizado, onde lhe permitirá realizar registros dos avanços dos
seus alunos, suas dificuldades e de que maneira ele, professor, poderá intervir
para ajuda-lo.
O
professor que associa a TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a
habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula
esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o
auxiliem a refletir sobre a própria prática e a transformá-la, visando explorar
as potencialidades pedagógicas da TIC em relação à aprendizagem e à consequente
constituição de redes de conhecimentos. (ALMEIDA, 2005, p.72)
Por meio de interações favorecidas pelas TIC’s, cada
participante do grupo confronta o seu ponto de vista com os demais grupos,
“absorve” informações para estabelecer ligações com os conhecimentos já
adquiridos, comunica a forma como pensa, coloca-se a disposição para
compreender o pensamento do outro e principalmente, participa de um processo de
construção colaborativa.
O
movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimento propicia ultrapassar
as paredes da sala de aula e os muros da escola, rompendo com as amarras do
estoque de informações contidas nas grades de programação de conteúdo [...].
(ALMEIDA, 2005, p. 73)
O
professor que associa as TIC aos métodos ativos de aprendizagem desenvolve a
habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, articula
esse domínio com a prática pedagógica e com as teorias educacionais que o
auxiliam a refletir sobre a própria prática e transformá-la, visando explorar
as potencialidades pedagógicas das TIC em relação à aprendizagem e a
consequente constituição de redes de conhecimentos.
Sendo
assim, a atuação do professor é exatamente como coloca ALMEIDA
O professor atua como mediador,
facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento, da própria
prática e da aprendizagem individual e grupal [...] os alunos constroem o
conhecimento por meio da exploração, da navegação, da comunicação, da troca, da
representação, da criação/recriação, organização/ reorganização,
ligação/religação, transformação e elaboração/reelaboração (2005,
p.73)
Dessa
forma, acredito que as escolas devem inserir em seu currículo esta tecnologia,
proporcionando aos alunos representar, interagir e refletir sobre as ações
realizadas, sendo assim a escola transforma–se e transforma os que estão
presentes no contexto escolar.
E é exatamente isso que percebo nesta
atividade acadêmica, interação entre professor e alunos, aprendizagens
significativas advindas de dúvidas e certezas ocasionadas com as propostas
proporcionadas pela professora resultando na formação de redes de conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário