sábado, 20 de outubro de 2012

Desafio da Escola frente às tecnologias




            Estamos angustiados, pois sabemos que a escola possui um grande desafio para manter-se como um espaço para a aprendizagem efetiva, tendo de inserir as evoluções tecnológicas e possibilitá-las aos educandos.
            Mas de que forma podemos considerar esse campo tecnológico como alavancas para as inovações pedagógicas? Como esses recursos e também outras mídias podem ajudar o professor na transmissão de informação e interação em sala de aula? E de que maneira os educandos com o uso das tecnologias pode interferir no acesso e na capacidade de agir sobre a aprendizagem?
            De fato, estamos em um mundo de mudanças, tendo o convívio entre diferentes gerações, de certezas e incertezas. Temos uma geração que cresce conectada e que obtém um imenso contato com mídias e tecnologias. E, esta geração vê as tecnologias com meios de comunicação, não os reconhecendo como recursos, para a aprendizagem. Sendo assim, o ambiente escolar é visto por eles como um lugar onde não é possível interagir, comunicar e valorizar os processos de aprendizagens.
            Portanto, cabe à escola renovar, criar paradoxos onde alunos e professores utilizem as tecnologias no seu dia a dia como está acontece no PA Ensino e Aprendizagem do Mundo Digital, participação de redes sociais, compartilhamento de  informações, resolução de problemas com todos os integrantes, produção das informações, sem esquecer de mencionar o estabelecimento de vínculos e o relacionamento.
            Para que ocorra esta mudança na escola, ela deve repensar o jeito de como se aprende e como se ensina, disponibilizando muito além de laboratórios e computadores. Deve pensar que “tipo” de aluno está entrando no ambiente escolar, considerando as características individuais e os conhecimentos tecnológicos já concebidos pelos mesmos.
            Dessa forma, temos que considerar que ensinar não é transferir conhecimentos, deve-se criar possibilidades para a produção e socialização, que sensibilize ações inovadoras tanto professores como alunos, para novos espaços e tempos de aprendizagens. Sendo assim, todos nós – professores e alunos- somos responsáveis para haver mudanças, onde os alunos possam compartilhar suas vivências/experiências digitais com os educadores de forma a integrar ambientes presenciais físicos e virtuais de educação.


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