Estamos angustiados, pois sabemos
que a escola possui um grande desafio para manter-se como um espaço para a
aprendizagem efetiva, tendo de inserir as evoluções tecnológicas e
possibilitá-las aos educandos.
Mas
de que forma podemos considerar esse campo tecnológico como alavancas para as
inovações pedagógicas? Como esses recursos e também outras mídias podem ajudar
o professor na transmissão de informação e interação em sala de aula? E de que
maneira os educandos com o uso das tecnologias pode interferir no acesso e na
capacidade de agir sobre a aprendizagem?
De
fato, estamos em um mundo de mudanças, tendo o convívio entre diferentes gerações,
de certezas e incertezas. Temos uma geração que cresce conectada e que obtém um
imenso contato com mídias e tecnologias. E, esta geração vê as tecnologias com
meios de comunicação, não os reconhecendo como recursos, para a aprendizagem.
Sendo assim, o ambiente escolar é visto por eles como um lugar onde não é
possível interagir, comunicar e valorizar os processos de aprendizagens.
Portanto,
cabe à escola renovar, criar paradoxos onde alunos e professores utilizem as
tecnologias no seu dia a dia como está acontece no PA Ensino e Aprendizagem do
Mundo Digital, participação de redes sociais, compartilhamento de informações, resolução de problemas com todos
os integrantes, produção das informações, sem esquecer de mencionar o
estabelecimento de vínculos e o relacionamento.
Para
que ocorra esta mudança na escola, ela deve repensar o jeito de como se aprende
e como se ensina, disponibilizando muito além de laboratórios e computadores. Deve
pensar que “tipo” de aluno está entrando no ambiente escolar, considerando as características
individuais e os conhecimentos tecnológicos já concebidos pelos mesmos.
Dessa
forma, temos que considerar que ensinar não é transferir conhecimentos, deve-se
criar possibilidades para a produção e socialização, que sensibilize ações
inovadoras tanto professores como alunos, para novos espaços e tempos de
aprendizagens. Sendo assim, todos nós – professores e alunos- somos
responsáveis para haver mudanças, onde os alunos possam compartilhar suas
vivências/experiências digitais com os educadores de forma a integrar ambientes
presenciais físicos e virtuais de educação.
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