terça-feira, 9 de outubro de 2012

Por que o computador na escola?

O computador dentro da educação esta propiciando uma revolução, visto como sendo capaz de ensinar. Para alguns educadores, essa tecnologia dentro da sala de aula pode trazer algum desconforto e insegurança, por não saberem manuseá-lo corretamente e /ou de certo modo terem medo de serem substituídos por uma máquina. Ainda é preciso mencionar que muitas instituições de ensino não possuem recurso para a implantação de laboratórios, o que acaba resultando de forma negativa em relação ao ensino no mundo digital.
“... o computador pode enriquecer o ambiente de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu conhecimento.” (VALENTE,1998 ,p.2)
O aluno a partir desse objeto de aprendizagem não é mais visto como um sujeito passivo, instruído, ensinado, o conhecimento não é simplesmente passado, mas é ele autor/ construtor de sua aprendizagem.
A construção do conhecimento a partir/ através do computador faz com que se haja a valorização daquilo que o aluno há interesse em aprender, tornando o construtor. A aprendizagem ocorre através do fazer e da ação. Como os sujeitos estudam o que é de seu interesse, que lhe faz sentido, o envolvimento afetivo se torna a aprendizagem mais significativa (VALENTE, 1998)
Desta forma, é possível se identificar que os alunos dentro desse mundo digital, são sujeitos construtores de sua aprendizagem, valorizados no seu individual e integrados nesse meio, buscando fazer com que o aluno construa uma autonomia. Tornando o capaz de interagir com diferentes sujeitos e ambientes dentro de um espaço virtual, valorizando o seu interesse de estudo, e sempre instigando o e interrogando o a pensar e interagir cada vez mais com em seu foco de interesse.
VALENTE, J. A. Por quê o computador na educação? Campinas: NIED/UNICAMP, 1998
Por Quê o Computador na Educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário