terça-feira, 9 de outubro de 2012

A aprendizagem coletiva e o novo papel dos professores

A aprendizagem passa por mudanças qualitativas que proporcionam novos conhecimentos num ambiente de cooperação, conforme Lévy (1999) “a direção mais promissora, que por sinal traduz a perspectiva da inteligência coletiva no domínio educativo, é a da aprendizagem cooperativa”.

Os professores aprendem juntamente com os estudantes e se atualizam pedagogicamente. As informações estão acessíveis na Internet a qualquer momento, podendo os alunos participar interativamente e o professor pode incentivar a aprendizagem e o pensamento. Conforme Lévy (1999) “O professor torna-se um animador da inteligência coletiva dos grupos que estão a seu encargo”. Assim, o professor terá o papel de acompanhar e organizar as aprendizagens, estimulando a troca de saberes, mediar as relações e direcionar os caminhos da aprendizagem (LÉVY, 1999).

            A partir das ideias de Lévy é possível perceber que os professores tem um novo papel na educação, nos processos de aprendizagem. Na cultura digital o professor tem uma função de mediação no processo de construção de conhecimentos, uma vez que nesta cultura o ponto forte é a troca de conhecimentos que se traduz numa “inteligência coletiva” (LÉVY, 1999). Esta forma de trabalho com as novas tecnologias transforma-se em aprendizagens num ambiente cooperativo, onde professor e alunos fazem trocas e aprendem juntos. A formação continuada de professores se faz necessária para que tenhamos profissionais competentes e comprometidos com esta nova forma de relação com o saber, onde o aluno constrói conhecimentos ao invés de ser passivo na transferência de conhecimentos. É necessário alunos que pensem e sejam autônomos estabelecendo relações e trocas de conhecimentos para a construção de saberes com significado.

            Este texto vem de encontro com a nossa pesquisa, pois destaca a importância da mudança nos processos de aprendizagem com as novas tecnologias que na maioria das escolas ainda é instrucionista, a qualificação do docente para atuar como organizador, mediador da aprendizagem a fim de que o aluno construa conhecimentos numa aprendizagem cooperativa, onde todos podem se manifestar, ler e escrever, conversar, o que ocorre na cibercultura.

REFERÊNCIA:
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999, p. 170-171.

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