segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Como a internet pode nos ajudar no ambiente escolar?

Para muitos professores e pais a internet nunca foi vista como uma fonte de pesquisa e de informações, ou seja uma aliada para a aprendizagem. Acreditavam que em frente à tela do computador a criança fosse “perder” muito tempo com coisas sem importância deixando de lado os estudos, brincadeiras ao ar livre e até mesmo o perder contato com os familiares. É como se tais práticas digitais fossem advindas de um outro mundo, com o intuito de manipular ou até mesmo de fazer com que os sujeitos envolvidos “esquecessem” o mundo de fora, trazendo coisas que os ocupe por horas e horas.
No entanto, é preciso ver a internet com outros olhos, é necessário saber olhá-la. Afinal, a tecnologia leva os alunos a um novo paradigma através de metas educacionais, como nos apresenta Valente (1998, p.21) “o computador deve ser utilizado como um catalizador de uma mudança do paradigma educacional”. Sendo assim, possibilita ao educando a realizarem pesquisas, escrever, publicar, trocar, produzir em colaboração, o que chamamos de web 2.0, a internet como espaço de produção e colaboração.
Porém, é preciso que o educador se conscientize que a internet é um apoio ajudando no processo educativo, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender de hoje, da troca, do estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiência real, possibilitando o aluno de participarem de ambientes virtuais de aprendizagem. Sendo assim, continua ao professor dois papéis, o de ajudar na aprendizagem dos conteúdos e ser um elo para a compreensão maior da vida, motivando-os a continuarem aprendendo mesmo quando não estão em sala de aula.


REFERÊNCIAS
VALENTE, J. A. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Campinas: NIED/UNICAMP, 1998. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário