quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Entrevista na educação infantil sobre os Espaços Virtuais de Aprendizagem e Multimídia

Entrevista: realizada dia 28/09/2012, em uma escola municipal de educação infantil na região do Vale dos Sinos
Turma observada: Infantil IA (2 a 3 anos)
Professores do EVAM (Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia):
·       Qual a sua formação? É necessário formação específica ou Curso preparatório para atuar no EVAM? "Estou cursando Pedagogia na Unisinos pelo programa PARFOR, e não tenho curso específico para atuar nesse espaço."

·         Quem determina as atividades realizadas no EVAM e quais são elas? O que elas visam trabalhar? "Geralmente, as atividades realizadas no EVAM, visam contemplar o planejamento realizado pela professora da turma, como por exemplo, buscas realizadas pelos alunos na internet para pesquisar o assunto em estudo, mas nem sempre é assim. São inúmeras as atividades que podem ser realizadas no EVAM, que vai além do acesso à internet. O computador dispõe de jogos interativos, que tem como proposta, o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, motricidade, atenção, concentração, etc."


·         As atividades são planejadas de acordo com a faixa etária das crianças?
"À princípio, os jogos contemplam as diferentes faixas etárias da educação infantil, uma vez que foram desenvolvidos especialmente para fins educacionais, por uma equipe de profissionais da empresa POSITIVO, responsável por implementar os computadores nas escolas da rede pública, em parceria com o município. Hoje, porém, a POSITIVO não tem mais contrato com a prefeitura, e não disponibiliza instrutores para mediar esse processo das crianças com os computadores, sendo que quem dá continuidade a esse trabalho, são as próprias profs. da escola."

·         Como é realizado o acompanhamento às crianças? De forma individual ou global? De que forma eles exploram o computador?
"Depende da autonomia da criança em relação ao uso do computador, aqueles que ainda não tem coordenação para usar o mouse por exemplo, a professora, que atua no EVAM, auxilia individualmente, mas o aluno que já conduz o mouse com certa destreza, tem plena liberdade em explorar a máquina."
·         Qual se método de ensino?
"Não há método específico."

Professor da turma:
·         Como é a manifestação de interesse das crianças em relação ao EVAM? "Eles adoram, é um dos momentos em que mais demostram satisfação em participar."

·         De que forma o EVAM contribui para a aprendizagem do aluno em sala de aula?

"Contribui fundamentalmente, para instigar a curiosidade do aluno e estimulá-lo na busca de novos conhecimentos, por ser uma ferramenta que lhes desperta o interesse. Teve um projeto que eu fiz sobre a “Pirâmide dos alimentos”, e propus aos alunos, buscar na internet assuntos relacionados ao tema. Eles adoraram a pesquisa."

·         Qual a sua participação no EVAM?
"Fazer a mediação entre aluno e computador, através dos projetos desenvolvidos."
·         Qual a relação das atividades realizadas no EVAM com o planejamento da aula?
"É conforme a gente (professores) adapta os recursos do EVAM com o planejado, sempre tem como englobar, desde jogos que contemplem formas, cores, letras, números, desde as pesquisas realizadas na internet."
Alunos:
·         Você gosta das aulas realizadas no EVAM? Por quê?
"Sim. Porque é legal."
·         O que você aprende no EVAM?
"As cores, os números, as letrinhas..."
·         Qual é a atividade que você mais gosta de realizar no EVAM?
"De “tinta” (pintar), e estourar bomba."
·         Você tem computador em casa? Você usa esse computador? O que você costuma fazer nele?
MENINA: “sim. Não mexo muito, minha mãe não deixa mexer muito.”
MENINO: “Não tenho.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário