quarta-feira, 31 de outubro de 2012

As tecnologias e o desenvolvimento infantil


Estamos na era da cultura digital onde as crianças são “nativos digitais” imersos em um mundo repleto de tecnologias para serem utilizadas com e por elas. Essa geração da informação explora diferentes tecnologias de informação, estão habituados a mexer com isso desde muito pequenos. Por isso, na Educação Infantil as crianças já fazem uso de diferentes tecnologias em casa e na escola, onde tem contato com elas através do computador. É nestes momentos em que os alunos usam o computador que o professor assume um papel importante, seja o professor do Evam ou da turma, aquele que acompanha a aula de informática, o papel de decidir a forma de exploração das tecnologias de modo a favorecer o desenvolvimento do aluno. O professor precisa ter objetivos e pensar de que forma as tecnologias ajudam a alcançá-los. Usando tecnologias que as crianças possam criar, explorar, construir, se expressar, se comunicar com outros grupos. (STAA, 2011). “Por isso, a responsabilidade dos professores é enorme, pois o seu modo de utilizar a tecnologia pode fazer toda a diferença” (STAA, 2011, p.46).

Assim, é possível ver a responsabilidade do professor no uso correto das tecnologias digitais com os alunos. Elas precisam favorecer o desenvolvimento da criança da Educação Infantil e consequentemente construir aprendizagens e não apenas focar conteúdos. A criança pode fazer uso das tecnologias de formas variadas que possibilitem criar e se expressar, o que é fundamental para crianças pequenas se desenvolverem construindo aprendizagens significativas. Esta ideia reforça que a cultura digital na escola pode ser trabalhada de forma a construir aprendizagens conforme a intenção pedagógica do professor, o que está sendo pesquisado no nosso projeto de aprendizagem. Mesmo vendo ainda escolas que somente trabalham com conteúdos, o computador como máquina para ensinar, com esta reportagem pode se ver que há outras possibilidades. E uma formação de professores focando a perspectiva de uso para o desenvolvimento do aluno com práticas que visem aprendizagens significativas teremos novas possibilidades.

REFERÊNCIA:
STAA, Betina Von. Aproveitando a tecnologia para promover o desenvolvimento das crianças. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, N.28, p. 44-46, 2011.

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