Estamos na era da cultura digital onde as
crianças são “nativos digitais” imersos em um mundo repleto de tecnologias para
serem utilizadas com e por elas. Essa geração da informação explora diferentes
tecnologias de informação, estão habituados a mexer com isso desde muito
pequenos. Por isso, na Educação Infantil as crianças já fazem uso de diferentes
tecnologias em casa e na escola, onde tem contato com elas através do
computador. É nestes momentos em que os alunos usam o computador que o
professor assume um papel importante, seja o professor do Evam ou da turma,
aquele que acompanha a aula de informática, o papel de decidir a forma de
exploração das tecnologias de modo a favorecer o desenvolvimento do aluno. O
professor precisa ter objetivos e pensar de que forma as tecnologias ajudam a
alcançá-los. Usando tecnologias que as crianças possam criar, explorar,
construir, se expressar, se comunicar com outros grupos. (STAA, 2011). “Por
isso, a responsabilidade dos professores é enorme, pois o seu modo de utilizar
a tecnologia pode fazer toda a diferença” (STAA, 2011, p.46).
Assim, é possível ver a responsabilidade do
professor no uso correto das tecnologias digitais com os alunos. Elas precisam
favorecer o desenvolvimento da criança da Educação Infantil e consequentemente
construir aprendizagens e não apenas focar conteúdos. A criança pode fazer uso
das tecnologias de formas variadas que possibilitem criar e se expressar, o que
é fundamental para crianças pequenas se desenvolverem construindo aprendizagens
significativas. Esta ideia reforça que a cultura digital na escola pode ser
trabalhada de forma a construir aprendizagens conforme a intenção pedagógica do
professor, o que está sendo pesquisado no nosso projeto de aprendizagem. Mesmo
vendo ainda escolas que somente trabalham com conteúdos, o computador como
máquina para ensinar, com esta reportagem pode se ver que há outras
possibilidades. E uma formação de professores focando a perspectiva de uso para
o desenvolvimento do aluno com práticas que visem aprendizagens significativas
teremos novas possibilidades.
REFERÊNCIA:
STAA,
Betina Von. Aproveitando a tecnologia para promover o desenvolvimento das
crianças. Revista Pátio Educação
Infantil, Porto Alegre, N.28, p. 44-46, 2011.
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