sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Tecnologia e jogos no contexto escolar

Atualmente vivemos sob o impacto de descobertas tecnológicas e científicas que modificam a sociedade e conseguintemente a educação, produzindo transformações na natureza do saber. Os alunos do hoje tem acesso às mesmas informações que o seu professor, através desse mundo virtual. Nesse sentido, o professor precisa estar ciente dos novos espaços de aprendizagem que estão permeando dentro da sociedade, de maneira que se aproprie dessa tecnologia para despertar o interesse de seus alunos, os instigue a curiosidade, a criatividade e a construção do seu próprio conhecimento a partir daquilo que faz parte de seu interesse.
Conforme está se visualizando nas escolas, o mundo virtual faz parte do contexto de vida dos alunos, mas as escolas nem sempre se apropriam disso para fazer uma aula diversificada, utilizando a tecnologia como um meio de aprendizagem. Mas também a outras instituições de ensino que já utilizam esse meio, são atualizadas e trabalham com a inclusão digital, de modo que o aluno se interesse mais pelas aulas. 
Nesse sentido, é possível considerar que os jogos eletrônicos se utilizados e aplicados corretamente, com um auxilio e interação do professor pode propiciar uma aprendizagem significativa. Conforme Paz (s/d), os jogos educativos são atividades que possuem objetivos pedagógicos especializados para o desenvolvimento do raciocínio.   Como também é importante pensar no jogo como meio educacional, deixando de lado a ideia do jogo pelo jogo, e observando-o como um instrumento de trabalho.
A tecnologia está presente no contexto da sociedade, os professores devem ser sujeitos atuantes nesse meio, transformando a aula, aderindo a um ambiente virtual, de modo que a aprendizagem se torne significativa e prazerosa para os alunos.

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_23838/artigo_sobre_jogos_eletr%C3%94nicos_e_pr%C3%81tica_docente_na_educa%C3%87%C3%83o_b%C3%81sica
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário