domingo, 25 de novembro de 2012

Atuação do professor no ambiente de aprendizagem

A partir desse  estudo e as entrevistas, é possivel perceber  que os professores, em sua grande maioria não tem formação propriamente dita para atuar no espaço do EVAM, como também o professor da turma não se sente preparado ou não se insere nesse ambiente. Sabemos que é necessário ou ao menos seria importante o professor/ instrutor dessas aulas, ter um conhecimento e uma formação para atuar função. Não somente para instruir (sendo esse o processo que ocorre na atualidade), mas para interagir entre os sujeitos que estão em construção do conhecimento, visto como um transformador desse ambiente de aprendizagem. Nesse sentido, Schlemmer (2006) afirma:

"A formação docente precisa ser repensada, e novas estratégias precisam ser previstas, em função de novas formas de pensamento, de expressão e relação entre sujeitos e grupos que estão emergindo dentro de recentes paradigmas das ciências na cultura tecnológica. Mais do que nos adaptarmos às TDs, é necessário que sejamos protagonizadores, autores dessa realidade." (p.40)

O professor exerce um papel importante e fundamental para a realização dessas atividades, por isso sendo necessária sua formação e atualização constante. Também, visto como um sujeito que acompanha, organiza, estimula, mostra possibilidades de caminhos aos sujeitos aprendentes, de maneira a ocorrer uma interação significativa.

Bibliografia
SCHLEMMER, E. O Trabalho do Professor e as Novas Tecnologias . Textual, Porto Alegre, v. 1, n. 8, p. 33-42, 2006. Disponível em http://www.sinpro-rs.org.br/textual/set06/artigo_tecnologia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário