quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Educação Infantil, tecnologia e cultura


Na sociedade da tecnologia em que vivemos, o docente tem papel fundamental como mediador, facilitador da aprendizagem. Na escola, o uso das tecnologias como o computador, em grande parte ainda é instrucionista, onde o aluno apenas reproduz, segue o que pede (modelo).

Sabemos que alguns programas educativos significa um retrocesso em termos de conhecimento pedagógico ao reproduzir materiais de estímulo-resposta, não permitindo que a criança encontre respostas diversas nem qualquer espaço para criação. Esses materiais, atraentes no aspecto gráfico e nos estímulos sonoros ou de movimento que gratificam a resposta certa, promovem uma aprendizagem desprovida de sentido para a criança (FOLQUE, 2011, p. 9-10).

 Numa atitude com intencionalidade, o professor precisa desafiar o aluno a buscar, fazer tentativas na intenção de criar para que o aluno construa aprendizagens significativas. As crianças precisam de “aplicativos que favoreçam o desenvolvimento da criatividade, da expressão livre e da comunicação por meio de várias linguagens” (FOLQUE, 2011, p. 10). A aprendizagem colaborativa favorece troca de ideias e ver várias opiniões, levando a resolução criativa de problemas. Com o computador pode-se desenvolver redes de comunicação e acesso à informação. Muitos programas educativos de informática tem um único caminho que o aluno deve seguir para continuar, ficando passivos, sem iniciativa, o que não favorece a criatividade. (FOLQUE, 2011).

Portanto, o professor precisa selecionar programas educativos que visem à criação, a comunicação, a construção de conhecimentos significativos para as crianças ao invés de programas que trabalham somente conteúdos e que fazem do aluno um sujeito passivo. Com isso, é possível ver a responsabilidade do professor no planejamento de suas atividades e objetivos que busca alcançar. Na atual situação da sociedade, é necessário formar cidadãos críticos e reflexivos que saibam resolver situações de forma criativa e o professor tem papel importante neste sentido, com uma pratica pedagógica que possibilite esta formação. Para nossa pesquisa, estas ideias são importantes, no sentido de que mostram o valor das escolhas das práticas pedagógicas dos professores para trabalhar com as tecnologias de forma a desenvolver a criatividade e saberes com significado.

REFERÊNCIA:
FOLQUE, Maria da Assunção. Educação Infantil, tecnologia e cultura. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, N.28, p. 8-11, 2011.

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